O Feng Shui, foi descoberto pelos ocidentais há mais de 5.000 anos. Na China, os primeiros estudiosos dessa técnica, constataram que casas com atmosfera doente ou negativa tem cura.

A arquitetura, a decoração,  os jardins e as energias atuantes de sua casa interferem diretamente no humor, na felicidade, no casamento e no sucesso de sua família. O interior de uma casa determina a qualidade de vida de seus habitantes; pode contribuir para a tristeza, a depressão, o stress e a irritabilidade, assim como gera bem-estar, segurança e conforto.

Esta técnica vem encantando multidões de adeptos, prontos para mudar a disposição dos moveis, pintura e o que for necessário para atingir um bem estar em sua casa. E importante compreender que para efetuarmos mudanças exteriores,  precisamos  reformular o modo de pensar e de agir. O Feng Shui é uma filosofia , e como todas as filosofias denota uma maneira de ver o mundo. Daí a importância de não colocar sua vida nessa arte. Mesmo que a filosofia lhe pareça fascinante, aplique essa técnica apenas como uma referência, jamais como a única saída.

A palavra Feng Shui, significa literalmente, Vento e Água. Vento que não pode ser compreendido e água que não pode ser agarrada. Podemos ainda associar à imagem do vento que carrega a água em forma de nuvens. Podemos definir o Feng Shui com a arte de harmonização das pessoas consigo mesmas e com o ambiente.

O objetivo do Feng Shui é encontrar o melhor lugar para uma pessoa trabalhar e viver plenamente. Devemos considerar quatro itens para realizar o Feng Shui: o fluxo do CHI, o Yin e o Yang, os cinco elementos e a forma da paisagem.

CHI é a força que liga o homem e seu meio, a energia do espirito humano ou respiração cósmica. Nossas vidas estão interligadas com o trabalho do universo e da natureza. Circula em volta da Terra, na atmosfera e se move dentro de nossos corpos. O Chi celeste ou cósmico está relacionado com as forças exercidas pelos astros celestes, radiação solar, lunar, gravitacional, radiação cósmica e efeito das estrelas distantes. O Chi terrestre absorve o Chi celeste e é influenciado por ele .

O Chi humano circula nos órgãos internos e nos meridianos da acupuntura. Ele deve fluir suavemente pelo nosso corpo. Pode ser realçado com meditação, relacionamentos humanos positivos e ambiente saudável – É O FLUXO DA ENERGIA.

O céu, a Terra e o homem estão ligados através do Tao, que é o principio que liga o homem ao universo, é o caminho, a força integral do equilíbrio, a união harmoniosa da interação dos opostos.

As duas polaridades ou aspectos da energia cósmica são o YIN e o YANG. O YIN existe no YANG e o YANG existe no YIN. A energia YIN eleva-se da terra e cria a energia YANG. A energia YANG desce do céu, penetra na Terra recriando a energia YIN.

Os Cinco Elementos : são uma outra forma de harmonizar e analisar o Chi pessoal ou da casa 

TERRA : dá solidez, segurança, encontro, permanência. Característica do lugar: cascalhos grandes e massudos, flores amarelas, ocres, terrenos quadrados.

FOGO   : paixão, transcendência, sacralidade, inspiração, inteligência. Característica do lugar: montanhas escarpadas e pontiagudas, sementes pontudas, cascalhos pontudos, flores vermelhas, terrenos triangulares.

ÁGUA : formas onduladas, os terrenos são irregulares, as flores azuis, cascalhos arredondados. Indica calma e serenidade.

METAL  : tem a forma de sino, as flores podem ser brancas. Representa liberdade, expansão, compreensão.

MADEIRA : forma de tronco de árvore, cores verde e azul profundo. Representa a criação, nutrição, construção.

 

COMO RECONHECER UM BOM LUGAR :

. Evitar os lugares de CHI estagnado, fundo de relevos de forma ondulada. Se forem lugares úmidos ou se o local fica inundado.

·Ao Norte do lugar da casa, deve-se plantar árvores formando uma cortina de plantas para amenizar o Chi desvitalizante.

·A entrada principal deve estar ao Sul.

.O relevo deve se apresentar com várias alturas, porque no terreno plano, a visão do horizonte e vazia.

·Verificar  se a terra é fértil e a vegetação exuberante.

·Se a grama e as plantas são verdes há bom Chi. Evitar lugares com plantas doentes e sem flores.

·Procurar saber se os moradores e vizinhos próximos tem boa saúde e prosperidade.

Outros fatores: quando vamos alugar ou comprar uma casa, é interessante saber o histórico do imóvel e se o antigo ocupante:

· Morreu ou sofreu injustiça.

·Mudou para uma casa menor, mais barata, menos confortável.

·Não progrediu social ou profissionalmente.

·Se houve separação do casal.

·Se faliu, se foi rebaixado de cargo, se perdeu o emprego.

·Se era desonesto.

·Se tinha atividades ilícitas, ou era mau caráter.

·Se havia muita discussão ou desentendimento na família.

·Se ocorreu alguma tragédia no local.

Devemos ainda verificar outros fatores que caracterizam energias nocivas, por exemplo, paredes com umidade ascendente, plantas raquíticas e amareladas, fissuras, fendas e rachaduras (sem que o terreno tenha cedido), árvores que crescem quase horizontalmente ou tortas, asfalto com rachaduras, formigas, abelhas, marimbondos que gostam de lugares com energia telúrica.

SETORES DA CASA:  Além da forma do cômodo, a mobília também canaliza o Chi e pode realçar a sorte e a vida dos moradores, estimulando o sucesso de uma pessoa.

QUARTOS – é um dos três cômodos mais importante da casa, os outros são cozinha e sala.

A posição da cama é importante porque é no quarto onde passamos a maior parte de nossa vida, onde descansamos e recuperamos nossa energia.

A cabeceira da cama deve ser colocada para o Norte. Noites sem dormir podem ser causadas, quando a cabeceira da cama está posicionada atrás da porta, assim somente os pés podem ser vistos, você não tem controle de quem entra ou sai do quarto.

A porta não deve abrir diretamente para a cama. A cama não deve estar localizada embaixo de uma viga. Uma viga acima da cabeceira pode causar dores de cabeça e desordens nervosas, no meio da cama resulta em desordens do estômago  e intestinos; na parte de baixo da cama pode causar inchaço nos pés do morador ou limitar a mobilidade da pessoa.

A posição ideal da cama é estar em diagonal para a porta.

COZINHA – representa a riqueza, comida alimenta a saúde e a capacidade da pessoa, quanto melhor a comida, maior é o seu potencial de rendimento.

A porta da cozinha não deve estar diretamente em frente a porta principal ou a porta do fundo, pois o bom Chi  que circula desaparece rapidamente.

A cozinha não deve estar em oposição à porta do banheiro, germes podem espalhar-se facilmente e pela mesma razão o encanamento do banheiro não deve correr abaixo do piso da cozinha.

O fogão deve ser bem localizado, e representa as finanças da casa. Os queimadores não devem estar entupidos, pois podem obstruir os negócios. Quanto mais queimadores melhor, e todos devem ser usados senão a família pode não prosperar.

SALA – é o lugar onde a família e os amigos encontram-se e relaxam. A porta de entrada deve se abrir diretamente para a sala, se o cômodo é pequeno, mas se for grande há o perigo de entrar ou escapar muito Chi. Um biombo, um móvel ou uma planta grande podem ser colocados perto da porta para controlar o fluxo de Chi, que entra ou sai do ambiente. Sala de jantar não, deve ser muito perto da porta de entrada ou os hóspedes comem e vão embora.

BANHEIRO – o banheiro é o lugar onde a água, simbolicamente dinheiro, entra e sai, representa as finanças.

Evite localizar um banheiro em frente a porta de entrada porque os residentes podem sofrer perdas financeiras, problemas de saúde e fracassos.

Banheiros pintados de azul, verde e pêssego ajudam na harmonia conjugal e familiar.  

NO FENG SHUI, EXISTEM MAIS TÉCNICAS A SEREM VISTAS PARA UM ESTUDO DETALHADO DE UMA RESIDENCIA OU EMPRESA. EM OUTRA OPORTUNIDADE SERÃO VISTAS.

  SE HOUVER HARMONIA NO LAR,

HAVERÁ ORDEM NA NAÇÃO,

SE HOUVER ORDEM NA NAÇÃO,

HAVERÁ PAZ NO  MUNDO.  (provérbio Chinês)

Informações: oreste@portaleoni.com.br

SUBIR